Para você síndico, administrador, gestor de condomínio e qualquer outro profissional da área, saiba que é fundamental entender e saber do que consiste o seu condomínio para se adequar aos termos mais difundidos e utilizados ultimamente nos projetos direcionados a condomínios em geral.

Vamos tentar esclarecer o que cada termo significa:

PORTARIA VIRTUAL ou PORTARIA REMOTA

Consiste adequar o condomínio numa plataforma de trabalho, sendo que o atendimento de visitantes, prestadores de serviço, é executado através de uma central de monitoramento a distância, sem a intervenção humana no local, ou seja, o prédio não possui porteiros trabalhando no local, tudo é feito a distância, cadastros, aberturas de portões e comunicação com os moradores.

PORTARIA INTELIGENTE

Consiste em adequar o condomínio a uma plataforma inteligente de trabalho, ou seja, tudo será automatizado. A abertura dos portões de pedestre, portões de veículos e demais portas existentes no prédio, poderão ser abertas através de chaveiros digitais, cartões, biometria e senha de acesso, por exemplo. A singularidade desta plataforma, é que o morador poderá abrir e acompanhar sua visita através de uma tela de LCD/HD de 7” que será instalada ao lado do seu interfone, tendo 100% de segurança. Além disso, o prédio será equipado com uma central de comunicação inteligente, onde a mesma poderá ter comunicação com a nossa central de monitoramento.

Portanto, nestes 28 anos de trabalho, estudos e muita experiência na área, a POLYTEL não é uma empresa de venda de produtos e equipamentos, somente. A empresa se desenvolveu em projetos de várias características, e para isso, fazemos um estudo de cada caso, analisamos os riscos de cada local e a real necessidade do cliente.

Por que você escolheu morar em um condomínio/prédio?

R. Porque queremos segurança!

Isso mesmo, a Segurança é a preocupação principal daqueles que optam em morar em prédio, e é justamente isto que a POLYTEL visa com seu trabalho. Se o projeto não for bem desenvolvido, elaborado, e muito bem aplicado, os efeitos colaterais deste projeto, assim como um remédio, poderão trazer malefícios ao prédio.

Portanto, cuidado em escolher a empresa de segurança eletrônica para seu condomínio.

Para ser implementado um sistema de Portaria Virtual, precisamos nos basear em 4 pilares fundamentais:

  • Sistema de comunicação, adequado, eficiente e correto

  • Sistema de CFTV ( câmeras ) adequado, eficiente e correto

  • Sistema de Controle de Acesso, adequado, eficiente e correto

  • Sistema de Alarme, adequado, eficiente e correto

Sem estes pilares funcionando corretamente e entrelaçados, o seu sistema de Portaria Virtual, Portaria Remota, ou qualquer nome que se dê a isto, não será eficiente, não irá funcionar.

Portanto, qual é a proposta de trabalho da POLYTEL neste sentido:

TECNOLOGIA, aqui iremos abranger 4 aspectos fundamentais

A POLYTEL vai adequar o condomínio nestes quesitos acima citados, então nós iremos implantar os seguintes itens em seu prédio:

Caso o condomínio possua algum destes sistemas e os mesmos atendam as normas técnicas delineadas pela POLYTEL, poderemos configurar e agregar em nossa proposta de trabalho, assim, otimizamos os custos deste projeto.

Vamos citar aqui 3 aspectos fundamentais que precisamos para aprovar e contratar uma empresa para o seu condomínio:

1) Participação ativa do morador na segurança

Este é um dos principais pontos altos de nossa palestra. Por que o morador é o “x“ da questão?

Por exemplo: em uma residência, quando alguém bate palma ou toca a campainha, quem abre o portão para a visita? 

Se o morador estiver em casa, ele mesmo verifica e atende o visitante. Logo, esse trabalho não é direcionado para outra pessoa que não tem condições de avaliar a visita.

Dentro desta preocupação, ao longo dos estudos, concluímos que dentro de um condomínio, levando em conta as condições atuais de segurança que vivemos no mundo, as coisas também precisam mudar. Antigamente, não se usava casas de grades altas, muros altos, cadeados. Em prédio, usava-se porteiros que atendiam qualquer pessoa sem muito critério. Ou seja, vamos dizer que o nível de risco era muito menor. Hoje em dia, precisamos aumentar o nível da segurança, e para isso, um dos fatores essenciais é a participação ativa do morador. E como a POLYTEL faz isto?

Nós possuímos características que os projetos de Portaria Virtual do mercado não tem, pois foram desenvolvidas exclusivamente por nós: uma visualização coletiva das imagens principais. Em cada apartamento, ao lado do interfone, terá uma tela de 7” LCD que irá visualizar a imagem em tela cheia. Quando o visitante tocar seu apartamento, a imagem aparece, mesmo antes de atender a ligação. Após o atendimento e liberando a entrada desta visita, na tela, ela mudará para mais 4 câmeras principais, onde iremos acompanhar a entrada do visitante até o elevador ou qualquer outro ponto estabelecido.

2) Força de rua

Outro detalhe de suma importância é a equipe de trabalho. Qual o corpo técnico da empresa? Quantos técnicos existem para atender a demanda estabelecida na carteira de clientes? Atualmente, a Polytel possui seus clientes divididos por zonas de trabalho. Em cada região, a empresa disponibiliza uma equipe de trabalho, ou seja, postos de trabalho, proporcionando aos clientes rapidez, e um melhor equacionamento nas instalações e manutenções. Sendo assim, o cliente é atendido de uma forma personalizada, sendo conhecido pelos técnicos de atendimento.

3) Manutenção própria

Este aspecto está bem relacionado com a questão do atendimento. As empresas de portaria virtual do mercado só oferecem o serviço de conectividade. O que é isto? Só oferecem o serviço de monitoramento remoto e não possuem um corpo técnico treinado para a praticidade do serviço. São empresas que contratam serviços de terceiros, o que pode acarretar um grave problema, deixando todo o prédio comprometido. Não existe um padrão de trabalho. 

4) Central própria de monitoramento

Outro detalhe que tem acontecido neste mercado com muitas empresas: uma empresa terceriza a outra para o serviço virtual, ou seja, contratam uma quantidade de canais e oferecem a portaria virtual. Isso é um problema gravíssimo, porque seu prédio estará à mercê de uma outra empresa que você tampouco conhece, ou ouviu falar. Além disso, a chance dos procedimentos de segurança serem totalmente fora do que você esperava é muito maior. 

No próximo artigo, explicaremos como implementar um sistema de portaria inteligente, confira!