A Prefeitura de São Paulo lançou em julho de 2017 o Projeto City Câmeras. Esse projeto inovador, nunca utilizado antes por qualquer governo, tem como objetivo principal inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança da cidade.

A questão da segurança pública preocupa muito a população. De acordo com pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo, 76% dos paulistanos acredita que houve aumento da violência na nossa cidade. 

Visando melhorar a segurança da população, a prefeitura busca parcerias para que esse projeto seja bem sucedido.

“Nossa missão é criar dificuldade para a prática do crime, fazer com que a relação custo-benefício para o infrator da lei seja o menor possível” – Secretário Municipal da Segurança Urbana, coronel José Roberto.

Nesse post, vamos explicar o que se trata o projeto City Câmeras, como funciona e como você, seu condomínio ou empresa podem participar.

O que é City Câmeras?

De acordo João Doria, prefeito em exercício na época de seu lançamento, o Projeto Câmera City tem como objetivo integrar câmeras de vigilância de condomínios e empresas ao sistema de monitoramento da Prefeitura.

Ainda de acordo com a prefeitura, a população em geral também pode participar, aumentando a rede de monitoramento. Assim, se sua residência possui sistema de segurança, poderá fazer parte da plataforma, aumentando a área de cobertura.

Como funciona o City Câmeras?

A plataforma terá a integração das imagens das câmeras públicas com as imagens de câmera dos condomínios, empresas e casas. Essas imagens ficam armazenadas na nuvem, podendo ser acessadas pelo Comando da GCM e Controle da Prefeitura por meio de um canal de comunicação de dados da internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações que acontecem nas ruas e avenidas da cidade.

O City Câmeras também possibilita monitorar:

  • Patrimônio público

  • Escolas

  • Hospitais

  • Grandes vias de circulação de pessoas e automóveis, como pontes, passarelas e avenidas.

Isso possibilita mapear as maiores ocorrências, até mesmo de zeladoria, como:

  • Descarte irregular de resíduos

  • Descartes de entulhos e lixos irregulares

  • Caçambas irregulares

  • Veículos abandonados

  • Iluminação pública

  • Aumentar o efetivo de segurança, com policiais militares e guardas-civis.

O City Câmeras também monitora pessoas suspeitas, crimes (roubo ou furtos), veículos suspeitos, acompanhamento (pós-crimes).

É uma ferramenta poderosa para detectar, prevenir e reagir às emergências, ocorrências e manutenção do espaço público.

A população em geral tem acesso às câmeras públicas, basta acessar o site https://www.citycameras.prefeitura.sp.gov.br/ para ver a área de cobertura e o monitoramento ao vivo do local coberto pelas câmeras da prefeitura.

Como fazer parte da plataforma?

Para fazer parte do Projeto City Câmeras, é necessário se enquadrar em alguns requisitos técnicos, que garantem a qualidade das imagens e capacidade de envio de informações e compartilhamento na rede de monitoramento da Guarda Civil Metropolitana. Também é necessário um link de acesso à internet.

São os seguintes requisitos:

  • Câmera com resolução 720p – 1 Mega Pixel – 12 fps – É necessário o uso de câmeras com tecnologia HD e transmissão mínima de 12 fps (frames/fotos por segundo).

  • Protocolo RTSP – RTSP é o protocolo de comunicação utilizado nas câmeras e gravadores

  • Cadastro da câmera na plataforma – É necessária a contratação de uma plataforma de gravação em nuvem do mercado (com gravação mínima de 7 dias).

No ano de 2019, a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) e Secretaria Municipal de Segurança Urbana oficializam parceria para expansão do Projeto City Câmeras. Cerca de 80% dos 20 mil condomínios da capital possuem circuito fechado de TV e já estão aptos a contribuir com ações de segurança na cidade.

Se você se preocupa com a segurança de seu condomínio, concorda que esse projeto beneficiará muito a segurança dos moradores.

A Polytel é credenciada no projeto City Câmeras e oferece como cortesia em todos os projetos uma câmera com todos os requisitos técnicos necessários para seu condomínio ser incluído na plataforma.

Será inserida uma câmera, que focará a frente do edifício. As imagens geradas ficaram disponíveis na nuvem pelo período de 7 dias, 24h contínuos, podendo ser acessadas através de um desktop de computador ou Smartphone.

A segurança de seu condomínio aumentara e os moradores vão ficar mais tranquilos!

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas soluções para melhorar a segurança de seu condomínio!